Blog do SisFood Economia,Sustentabilidade Aprenda a evitar desperdício de alimentos no restaurante e economize!

Aprenda a evitar desperdício de alimentos no restaurante e economize!

Desperdício de alimentos

Desperdício de alimentos em restaurantes: 9 dicas para gerar economia e tornar seu negócio sustentável.

O desperdício de alimentos no restaurante é um problema que cerca todo tipo de estabelecimento do ramo alimentício. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) 17% dos alimentos disponíveis para consumo são desperdiçados. Além de ser uma questão global, é uma questão que pesa na economia do estabelecimento. Mas com organização e planejamento, pensando em formas de reutilizar e criando estratégias você pode diminuir o desperdício! Reunimos 9 dicas imperdíveis para evitar o desperdício no seu restaurante, pizzaria, delivery e afins.

Ter um estoque organizado

Ter um estoque organizado é imprescindível para evitar perdas e desperdício de alimentos no restaurante. Para organizar melhor o estoque, fique atento aos alimentos menos consumidos pelos clientes, por exemplo, uma salada específica que é perceptível um maior desperdício que fica nos pratos ao serem lavados. Tendo essa visão, a preparação dessa salada será menor, os insumos comprados para fazer ela serão menores e mais controlados. A ideia é prever para prover. 

Uma das formas de evitar desperdício de alimentos no restaurante é ter um histórico de gastos de insumos e produtos, para assim poder prever quais insumos e quais quantidades serão necessárias comprar.

Outra dica para evitar o desperdício de alimentos no restaurante é ter em mente o conceito de estoque mínimo: é a menor quantidade necessária de um insumo ou produto ter no restaurante para sua correta operação. Caso o estoque atual se encontre abaixo do mínimo indicado, é necessário a compra desse item e para isso uma lista de compras é de grande ajuda. Com os benefícios de um sistema de gestão como o SisFood todas essas etapas podem ser feitas rapidamente, integrando estoque, insumos, vendas num só sistema otimizando a gestão do restaurante, poupando tempo e evitando disperdício.

No SisFood, sistema de gerenciamento de restaurantes, deliveries, pizzarias e afins,  chamamos de histórico de estoque e insumos. Com esses recursos é possível controlar o estoque, ficha técnica, insumos, forma rápida, prática e organizada evitando o desperdício e gerando economia.

Embalagens e armazenamento adequado

Ao comprar novos insumos, tente utilizar embalagens que preservam a boa qualidade dos alimentos, por exemplo, em alguns casos os insumos vem em grande quantidade e acabam sendo esmagados no mesmo espaço, causando estrago em boa parte do insumo. Se for possível, combine com seu fornecedor a forma de entrega. No seu estabelecimento, utilize embalagens que sejam propícias a conservar por mais tempo o alimento. Congele o que for comprado para durar mais.

Validade dos alimentos 

Procure comprar insumos de qualidade e que durem mais tempo, evitando que eles apodreçam antes que possam ser utilizados. Para não perder o alimento, existem técnicas de congelamento, evitando perdas nutricionais e de texturas.

Outra dica importantíssima é deixar utilizar o SisFood para controle das datas de validade de produtos e insumos. Com o SisFood o restaurante pode controlar a validade de todos itens do cardápio, incluindo produtos, insumos, complementos e adicionais, facilitando toda gestão do desperdício. Além disso, o sistema gera avisos para itens que estão perto de vencer, evitando o desperdício.

Reutilize 

Outra dica importante é a reutilização de alimentos que por ventura não foram servidores ou sobraram. Utilize-os para fazer novos pratos, como por exemplo, o arroz que sobrou, é possível fazer bolinhos de arroz, ou faça sopas, molhos, use sua criatividade e claro, muito sabor!

Mise en plase – Evitar desperdício

Qualificar os profissionais da cozinha para cortar os alimentos de uma forma que não desperdice nada, a mise en plase nada mais é do que os cortes que ficam prontos antes de serem usados para cozinhar, numa pizzaria por exemplo, os insumos costumam estar todos cortados, picados e prontinhos para a montagem das pizzas. Então nesta hora é importante cortar e aparar para que o máximo do alimento seja aproveitado e às sobras que ficam (pontas de cebola, caules, folhas, etc) sejam cozidos em água, formando um caldo rico em nutrientes e sabor, pode ser usado em: sopas, risotos, cremes, e muito mais! Nada precisa ser desperdiçado.

Organização do cardápio

Organizar o cardápio do seu restaurante com antecedência é imprescindível! O cardápio precisa ser elaborado com o tempo suficiente para a compra de insumos, conciliando com o que já se tem no estoque. Por exemplo, você sabe que precisa usar os brócolis que tem no estoque antes que estrague, além disso precisa ser feito compras pois algumas coisas faltam para fechar o cardápio elaborado. Com a organização antecipada, e tudo isso registrado num sistema, por exemplo, todos os insumos podem ser registrados e assim se controla o estoque (o que tem mais, o que está acabando, o que precisa ser utilizado).

Reaproveite o que ainda está bom

Aproveitar o que está bom mas não está inteiramente bonito é essencial. Como frutas que tem partes “feias”, corte à parte feia e use as partes boas para fazer sucos, sobremesas, etc. As cebolas, legumes e vegetais que por um descuido ficaram com uma parte ruim, corte esta parte fora e use à parte boa! 

Com restos de cascas de ovos, partes ruins descartadas dos alimentos, sobras dos clientes, podem ser encaminhados para compostagem para virarem adubo.

Armazenamento e validade

Além de estar atento às compras de frutas, verduras e legumes, também é preciso estar atento ao estoque de maior durabilidade. Cuidar da embalagem adequada para cada tipo de produto, o congelamento, o estoque e também a validade e a forma de armazenamento dos insumos que duram mais, pois muitas vezes podem acabar esquecidos no fundo de uma gaveta ou balcão. Alguém precisa ficar responsável por eventualmente organizar os freezeres e lugares que se armazenam os alimentos para que não percam a validade e não sejam esquecidos para no fim irem para o lixo.

Outras formas de desperdício

Existem outras medidas de economia para evitar o desperdício além dos alimentos. 

Água: às torneiras dos banheiros, se possível, que tenham temporizadores, evitando assim uma torneira aberta desnecessariamente. Além disso, na cozinha ao lavar a louça, junte toda louça, deixe de molho, limpe e após lave tudo de uma só vez, evitando deixar a torneira aberta;

Óleo: procure companhias de reciclagem e leve o óleo que sobra em garrafas PET;

Energia elétrica: observe a borracha de vedação dos freezers e geladeiras, evite abri-los sem necessidade e faça o degelo se necessário. Prefira utilizar lâmpadas econômicas, use a iluminação natural por telhas transparentes ou de vidro e janelas.

Sustentabilidade 

Essas dicas podem ser aplicadas em diversos nichos de ramo alimentício, além de restaurante, servem para pizzaria, bar, pub, lancheria, restaurante japonês, cafeteria, etc. Além de evitar o desperdício, tornam seu restaurante uma empresa sustentável, que se organiza para utilizar de forma consciente seus recursos, deixando uma solução positiva para a sociedade, que está cada vez mais atenta a atitudes sustentáveis, valorizando estas práticas. 

Para facilitar este processo, o sistema Sisfood possui recursos que controlam a logística de forma automática para seu empreendimento, gerando notificações, organizando estoque, histórico de baixa de estoque e insumos, avisos de vencimentos de itens, dentre vários outros recursos inovadores e práticos que irão ajudar a evitar o desperdício! Você pode controlar estes recursos de onde você estiver e em tempo real, pelo aplicativo do Sisfood! Com tudo isso você economiza tempo e dinheiro, evita o desperdício, se torna sustentável, ajuda à sociedade, conquista a admiração por esses diferenciais e consequentemente fideliza e cativar mais clientes!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *