Blog do SisFood Delivery,Marketing Como tirar fotos profissionais de comida para delivery

Como tirar fotos profissionais de comida para delivery

Mulher tirando foto celular

Confira a lista de como tirar fotos profissionais para delivery. Continue lendo e confira detalhes de cada dica.

  1. Monte um cenário
  2. Iluminação adequada
  3. Apresentação do produto
  4. Decoração
  5. Ângulo
  6. Inspire-se em exemplos
  7. Filtros do celular
  8. Definições de câmerda
  9. Aplicativos para tirar fotos

O ditado “comer com os olhos” nunca fez tanto sentido para delivery, pizzaria, restaurante e afins. Ter um cardápio digital ou impresso com fotos atrativas para os clientes é de suma importância. Isso porque muitas vezes o primeiro contato do cliente com seu produto será através de fotos.

Além do mais, fazer um pedido com um cardápio ilustrativo traz segurança ao cliente do que ele está pedindo, evitando decepções e aguçando a procura pelo que realmente o cliente gosta. Sabemos que nem sempre é possível contratar um fotógrafo profissional, e por isso, trouxemos dicas de como tirar fotos profissionais de comida para seu delivery.

Fotos profissionais feitas por você

Hoje em dia as redes sociais são fundamentais para empreender e no nicho alimentício não é diferente! Cardápio digital e redes sociais andam juntos e com fotos atrativas e bem elaboradas é possível atrair novos clientes. Quem é que nunca ficou com uma vontade maior de pedir após ver as fotos do produto não é mesmo? Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas importantes para alavancar suas publicações e deixar seus clientes com água na boca!

1 – Monte um cenário

Seja criativo, mas se atente a alguns detalhes que vão dar o toque profissional ao seu prato e fazê-lo brilhar! O cenário pode ser montado apenas utilizando uma parede branca como fundo, uma mesa de madeira, uma toalha bonita, pratos elegantes, etc. Pense em um fundo bacana, porém não ofusque o prato principal, ele deve ser valorizado!

2 – Iluminação

A iluminação é um grande segredo para fotos fantásticas! Use a luz natural da manhã, se for possível, abra janelas e portas. Caso você não possa tirar fotos pela manhã ou esteja em um ambiente escuro, utilize uma ou duas luminárias led, como um abajur por exemplo. Encontre um ângulo para a foto em que as luminárias não fiquem tão próximas e nem tão distantes do seu prato.
Dica: não utilize lâmpadas amarelas, pois a intenção é clarear. 

3 – Apresentação do produto

Imagine como você gostaria de ver o seu prato. Com isso em mente, fotografe seu produto de forma que valorize o que ele tem, por exemplo: um bife com à fumaça saindo, saladas frescas e coloridas, mostre o recheio do seu lanche, disponha à comida de forma harmônica, deixe o molho escorrendo e com esses detalhes deixe o cliente com água na boca! 

Dica: não fuja da realidade do produto que você serve, você vai dar o seu melhor para que o produto apareça da melhor maneira na foto, mas se o cliente receber um produto muito diferente da foto não será uma experiência satisfatória, dando a sensação de ser enganado.

4 – Decoração

Utilize a decoração para dar um toque profissional à foto, como uma tábua de madeira, pratos adequados para o tipo de comida servida, temperos e frutas ao lado, etc. Um exemplo: se sua comida for apimentada, coloque uma pimenta ao lado do produto na foto, pense nessa composição, explore sua imaginação!

5 – Ângulo 

O ângulo é extremamente importante, então faça testes e tire fotos de diferentes ângulos, na diagonal, de cima, de frente.. use sua imaginação! Cuide para que o produto apareça por completo, por exemplo, o hambúrguer não faria sentido cortar o queijo da imagem, ou um prato de frango com polenta frita e maionese sem que as mesmas apareçam na foto, tudo que valoriza seu produto precisa ser mostrado na fotografia, destaque molhos, queijo derretido, bife no ponto etc.


Fotos como pizzas e pratos de comida podem ser tiradas de cima, enquanto hambúrgueres podem ser mais interessantes em fotos com ângulo lateral tirada de lado, são ângulos que destacam o recheio dos produtos.

Uma dica importante: caso o produto seja combo, vale a pena investir em uma foto que contemple todos os itens deste combo, dando uma ideia ao cliente final de quais itens compõem o combo.

6 – Inspire-se em exemplos

Na internet existem diversas fotos de alimentos para se inspirar, procure fotos do mesmo produto que você trabalha e se inspire em fotos que você achou atrativo, olhe sites com fotos de profissionais e com isso use sua criatividade!

Exemplo: uma pessoa segurando um hambúrguer, uma pizza saindo do forno a lenha, etc. São ideias que resultam em ótimas fotos.

7 – Filtros do celular

Com a evolução tecnológica, os celulares de hoje possuem câmeras muito boas, que já vem com recursos como os filtros, também podem ser utilizados filtros do instagram. 

Os filtros mais quentes e escuros, puxados para o vermelho, harmonizam mais com comidas pesadas, com mais gordura, queijo, carne, por exemplo. Em pratos frios e leves, como saladas, peixes, etc, use um filtro mais claro, puxado para azul.

8 – Definições da câmera

  • Ative o foco, fotos com foco no alimento e o fundo desfocado, dão um ar profissional e além do mais destacam o produto em si, é uma técnica muito utilizada. 
  • Limpe a lente da câmera antes de utilizá-la! 
  • Desative o flash.
  • Se atente ao enquadramento da foto, o alimento e seus acompanhamentos precisam ocupar a maior parte da imagem, geralmente em torno de 80%!

9 – Aplicativos para tirar fotos profissionais de comida

Confira as dicas abaixo de aplicativos para dar um acabamento melhor para as fotos. Lembre-se que pode ser útil para fotos postadas em redes sociais por exemplo.

  • VSCO: aplicativo gratuito para pequenos retoques;
  • Foodie: aplicativo gratuito, especial para fotos de comida, possui filtros para fotos e vídeos;
  • Lightroom: tem opção de filtros com câmera própria e biblioteca, com filtros profissionais, de forma gratuita e opção de compras;
  • Snapseed: opção de app totalmente gratuita feita pelo google, com diversos recursos e alguns filtros que são adquiridos somente na função paga de outros apps.

As dicas que mencionamos são muito utilizadas, tendo em vista que os clientes gostam de acompanhar o dia a dia dos restaurantes, promoções, fotos dos produtos em tempo real, cardápio digital, etc. 

Como já mencionamos, as fotos são muito importantes para a divulgação do seu produto e o acabamento de uma foto profissional pode fazer a diferença, além do mais, você deixa a cargo do profissional toda a parte técnica e o maquinário necessário como câmeras profissionais, luzes especiais, etc.

Aqui no SisFood o cardápio digital é otimizado e prático para seus clientes, além do mais, possui capacidade para imagens de alta definição e recurso como enquadramento de imagem, lhe poupando tempo de cortar as fotos em aplicativos ou edição de imagem. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post