Alimentos sazonais são alimentos cultivados e colhidos em uma determinada época do ano, ocorre de forma natural, ou seja, sem haver a necessidade de aditivos como fertilizantes, adubos químicos, etc. É comum encontrarmos no mercado frutas e legumes, por exemplo, que estão em sua época favorável de cultivo no ano.
Para restaurantes e estabelecimentos que trabalham com alimentos não sazonais há vantagens em permanecer com o mesmo cardápio o ano todo, para manter a previsibilidade e os mesmos pedidos é uma forma de facilitar a organização. Já alimentos sazonais podem trazer vantagens, como preço baixo, sustentabilidade, oferecer uma variabilidade no cardápio para seus consumidores, dentre outras.
Alimentos Sazonais e Food Services
Para estabelecimentos como restaurantes, sorveterias, food services em geral, a sazonalidade pode trazer algumas desvantagens durante o ano, devido a variabilidade de preço e muitas vezes a dificuldade de encontrar certos insumos, influenciando diretamente na organização do cardápio e estoque.
Alimentos fora de época podem ser difíceis de encontrar, muitas vezes são mais caros e vêm em menor quantidade. Normalmente os consumidores não gostam de acompanhar essa variabilidade de valor, ou seja, muitas vezes se oferece o mesmo produto pelo mesmo valor, mas o estabelecimento pode gastar mais para manter ele no cardápio.
Como gerir alimentos sazonais?
Existem algumas alternativas para tentar driblar essa questão! Caso você opte por manter seu cardápio o ano todo com os mesmos insumos, há a possibilidade de congelá-los, como frutas, verduras, etc. Utilizando técnicas como branqueamento, ensinamos aqui, para manter seu cardápio por um preço menor por mais tempo.
Dentre algumas maneiras de driblar essa questão, uma delas é adequar seu cardápio com os alimentos da estação, ou seja, trocar os sucos oferecidos, ofertar sorvetes da estação, produtos oferecidos conforme sua sazonalidade.
Então vamos às dicas:
- Utilize freezers para congelar seus insumos;
- Crie um cardápio sazonal;
- Elabore um cardápio criativo, por exemplo: no verão, como sobremesa sirva sorvetes e tortas com frutas da estação, no inverno ofereça sopas variadas;
- Adapte sucos, saladas, etc, conforme à sazonalidade;
- Ofereça variedades, a sazonalidade é justamente variabilidade de sabores!
Benefícios dos alimentos sazonais
- Saudáveis: os alimentos sazonais podem ser cultivados de forma orgânica, o que é uma grande vantagem, além de ser muito mais saudável, as pessoas estão cada vez mais à procura de alimentos sem agrotóxicos.
- Sustentáveis: o alimento sazonal é rico em nutrientes, vitaminas e minerais, muito mais do que os cultivados fora de época, além disso eles são sustentáveis e você pode estar ajudando um fornecedor local de sua região.
- Econômicos: os estabelecimentos que optam por utilizá-los, economizam, tendo em vista que é muito mais barato utilizar alimentos da estação, eles são facilmente encontrados e em grande quantidade.
- Diversificados: a variabilidade de cardápio também pode ser uma grande vantagem, além de economizar, você varia o cardápio e assim oferece opções diferentes durante o ano, sendo assim um diferencial!
Utilize a estratégia a seu favor!
Com o uso da sazonalidade a seu favor você pode prever os produtos que estarão em época de safra, antecipar suas encomendas, organizando melhor seu estoque.
Com o SisFood o controle de estoque, insumos, fluxo de caixa e financeiro, essa tarefa ficará muito mais fácil, pois você consegue ajustar informações de estoque com as vendas dos produtos.
Com a movimentação do estoque você poderá perceber quais alimentos tem mais saída em determinada época do ano, o tempo em que são renovados e também registrar outras informações importantes.