A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE é um relatório contábil muito importante, pois demonstra se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período considerando alguns aspectos importantes que serão explicados nesse artigo. 

É um relatório importante pois além do lucro ou prejuízo o DRE demonstra também a situação financeira, muito útil para a tomada de decisões.

Pontos importantes a serem destacados

Antes de iniciarmos a apresentação do nosso DRE é importante destacar alguns pontos importantes.

  1. DRE do Sisfood é por competência e não por caixa.
    Na prática significa que as receitas são contabilizadas quando são ganhas independentemente de quando o dinheiro é recebido, e as despesas são registradas quando são incorridas, independentemente de quando o dinheiro é pago.As vendas são contabilizadas quando o produto é entregue ou o serviço é realizado, e as despesas são registradas quando os bens são recebidos ou os serviços são utilizados.
  2. Os lançamentos financeiros serão aplicados sempre conforme a data de emissão, independente se já foi pago ou não;
  3. As categorias do DRE (“Impostos”, “Custo com vendas”, “Despesas administrativas”, “Despesas financeiras”, “Receita não operacional líquida”, “IRPJ e CSLL”, “Pró-labore”, “Receita operacional bruta”) são fixas e não podem ser alteradas;
  1. O Sisfood segue a lei 6.404, mais conhecida como “Lei das SA”. Nesse sentido o DRE se apresenta com seções pré-definidas conforme a lei mencionada;
  • Receita Bruta de Vendas
  • (-) Deduções e Abatimentos
  • (=) Receita Líquida de Vendas
  • (-) CPV/CMV/CSP
  • (=) Resultado Bruto
  • (-) Despesas com Vendas
  • (-) Despesas Administrativas
  • (-) Outras Despesas
  • (+) Outras Receitas
  • (-) Despesas Financeiras
  • (+) Receitas Financeiras
  • (=) Resultado Antes do IR/CSLL
  • (-) IR/CSLL
  • (=) Resultado Líquido do Exercício

Lançamentos financeiros e categorias financeiras 

Lançamentos financeiros alimentam o DRE. Para isso, é importante cada lançamento deve estar atrelado a uma categoria financeira – essa categoria financeira é atrelada a uma “categoria DRE”. Veja no exemplo abaixo:

1) vamos criar a categoria de lançamento (menu Financeiro > Categorias de lançamento) com nome “Compra e investimento de equipamentos” e vincular a categoria DRE “Despesas Administrativas” como mostra na imagem abaixo

2) Criado as categorias financeiras e vinculadas as categorias do DRE podemos criar lançamentos financeiros que alimentarão o DRE. No exemplo abaixo será criado uma despesa como compra de um microondas e atrelado a categoria criada acima.

Observe que no DRE o campo a ser considerado é o de data de vencimento, independentemente de ser indicado como pago ou não.

No DRE é possível visualizar esse lançamento com seu valor somado, como no print abaixo.

É possível visualizar os dados utilizados clicando no botão “Detalhar dados utilizados”. 

Observe que os lançamentos financeiros utilizados são exibidos, incluindo o lançamento “Compra microondas” utilizados nesse exemplo.

Categorias financeiras x cálculos automatizados

É possível automatizar o cálculo de algumas rotinas importantes para food service, que serão contabilizadas automaticamente no DRE. É possível ativar essas automatizações no DRE, no botão “Configuração”.

  • Cálculo de taxa de pagamentos: para ser contabilizado as taxas de pagamentos, no menu cadastro > formas de pagamento, indicar para cada pagamento o campo “Taxas”
  • Cálculo de taxas de entrega: serão contabilizados as taxas de entrega de todos pedidos criados no mês da vigência do DRE.

Acessando o DRE 

Para acessar o DRE, menu Financeiro e Fiscal > DRE Gerencial.

De onde vem os dados?

RECEITA OPERACIONAL BRUTA (Receita com vendas)

Os valores contabilizados no DRE de vendas brutas são aproximados.

É possível conferir o total vendido pelo menu “Histórico de pedidos”, aplicando os filtros de início e fim e o total de registros como na imagem abaixo:

Na aba “Relatório de faturamento” é possível visualizar o total vendido.

CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA(CMV)
Para ativar o CMV, no menu Financeiro > DRE, botão configuração “Ativar CMV de movimentação de estoque?”

Serão contabilizados no DRE o CMV a partir da data de ativação.

  1.  O primeiro passo é cadastrar os insumos no menu Cadastros > Insumos. Vamos registrar o insumo “Carne moída” e “Farinha”. É importante registrar o preço de custo e indicar para ser contabilizado no DRE. Na imagem abaixo é possível visualizar sendo inserio um insumo “Farinha”
  2. Depois no cadastro de produtos, vamos vincular esses insumos ao produto, como na imagem abaixo
  1. Visualizando a movimentação de estoque, no menu Relatórios > estoque e compras

Observe que o total de preço de custo acumulado é de R$ 14,31. Esse mesmo valor é exibido no CMV.

As categorias do DRE como “Custo com vendas”, “Despesas administrativas”, “Despesas financeiras” e “Imposto de renda” são alimentados com os lançamentos financeiros vinculados a categorias financeiras que por sua vez estarão vinculados a categorias do DRE.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido o DRE. Caso tenha ficado dúvidas não deixe de entrar em contato com nosso suporte.